Pedidos de Venda
Explicação Pedidos
Pedido de Venda Futura
É uma função normalmente utilizada por estabelecimentos, em que o cliente compra certa quantidade de um ou mais produtos e pede que a entrega seja feita em alguma data futura, podendo ser total ou fracionada.
Essa operação envolve dois CFOP. Primeiro usar o 5.922, esse código fiscal precisa estar marcado a opção de não movimentar estoque. Apenas gerar o financeiro, para que ocorra o faturamento da mercadoria. No momento em que for fazer a entrega dessa mercadoria e para que a mercadoria saia do estoque, será necessário emitir a nota com CFOP 5.117 ou 5.116, dependendo se a mercadoria for de produção ou se a mercadoria foi adquirida ou recebida de terceiros.
Habilitação:
A opção de venda futura é ativada, depois da unificação, dentro da caixa de informações adicionais para geração da nota. Habilite primeiramente a opção Não movimentar estoque que a opção de venda futura irá aparecer.
Vantagem - Algumas razões e motivos de utilização:
- Quando o cliente necessita da documentação para fins de obter um financiamento
- Para pagamento antecipado do bem adquirido
- Quando cliente necessita da documentação para fins de exportação.
- Quando a empresa controla contabilmente todo o dinheiro que entra, precisa emitir esta nota de venda futura para comprovar o valor recebido.
Exemplo: Pedro compra 100 sacos de cimento, pagamento podendo ser a vista ou no crediário, e quer que a entrega seja feita em duas datas futuras.
Nesse caso é necessário emitir 3 notas, a primeira para o faturamento no valor de todos os produtos, utilizando o CFOP 5.922, em que o produto não movimenta estoque, e mais outra nota para cada entrega, proporcional a quantidade a ser entregue, utilizando o CFOP 5.117 para vai efetuar a baixa do estoque.
Desvantagem:
Respeitando a legislação, a nota feita no momento da entrega posterior, não poderá conter produtos diferentes da primeira nota (A de venda com entrega futura). Utilizando o exemplo anterior, imaginamos que o Pedro acabou sua obra e só precisou de 80 sacos de cimento. Logo ele ficará com o crédito no valor dos 20 sacos restantes. Pedro não poderá substituir estes 20 sacos de cimento por outros produtos que ele esteja precisando. A empresa deve emitir a venda dos 20 sacos de cimento, fazer a devolução dos 20 sacos, e esta devolução gerar Vale ou Contas a Pagar, para depois fazer a compensação.
Devido a esta "burocracia" muitos clientes (os que não precisam comprovar o dinheiro por um dos motivos acima) acabam optando por deixar este valor antecipado somente como VALE.